Obtenha o melhor rendimento do seu forno elétrico com instalação correta e segura.
Conteúdo do post:
- Instalação elétrica
Pesquisa no site
Instalando o Forno Elétrico Continental – OC8EP – Parte 2
Posição da Tomada
Verifique na figura abaixo as opções da posição da tomada.
Antes de ligar, verifique se a tensão da tomada onde o aparelho será ligado é igual à indicada na etiqueta localizada próxima ao plugue (no cabo de alimentação) ou na etiqueta de identificação do Forno.
Ligue seu Forno a uma tomada exclusiva, não utilize extensões ou conectores tipo T (benjamim). Esse tipo de ligação pode provocar sobrecarga na rede elétrica, prejudicando o funcionamento e resultando em acidentes.
Não corte ou remova, sob qualquer circunstância, o pino de aterramento do plugue do cabo de alimentação.
Disjuntores
É obrigatória a instalação de um disjuntor exclusivo para o Forno.
Em caso de dúvida com relação ao sistema elétrico de sua residência, consulte a concessionária de energia elétrica.
Conexão elétrica
Para sua segurança, solicite a um eletricista de sua confiança que verifique a condição da rede elétrica do local de instalação do Forno e, para maiores informações, entre em contato com o Serviço Autorizado Continental.
Seu produto possui um plugue de 20 A, com pinos de Ø 4,8mm.
Certifique-se de que o valor de tensão na residência corresponde ao informado na etiqueta de identificação.
Verifique também se o sistema elétrico suporta a corrente máxima informada na etiqueta.
Somente então coloque o plugue do cabo de alimentação na tomada, que deve estar devidamente aterrada.
* Os níveis de tensão de alimentação com o qual este aparelho opera são estabelecidos nos “Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST)” da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Caso a tensão de alimentação do aparelho esteja fora dos limites indicados na tabela Variação Admissível de Tensão, solicite à concessionária de energia a adequação dos níveis de tensão e instale um regulador de tensão (estabilizador) com potência igual ou superior a 3500 VA.
Se houver, no local da instalação, variação de tensão fora dos limites especificados (vide tabela citada anteriormente) ou quedas frequentes no fornecimento de energia, o aparelho poderá sofrer alterações no seu funcionamento.
Atenção
Se a tomada na qual o produto será conectado não é apropriada para o plugue, substitua a tomada ao invés de usar um adaptador, pois isso poderá causar superaquecimento e incêndio.
Certifique-se de que a tomada está devidamente aterrada antes de usar o produto.
Informamos que o plugue do cabo de alimentação deste eletrodoméstico respeita o novo padrão estabelecido pela norma NBR 14136, da Associação Brasileira de Normas Técnicas — ABNT, e pela Portaria n° 02/2007, do Conmetro.
Assim, caso a tomada da sua residência ainda se encontre no padrão antigo, recomendamos a substituição e adequação da mesma ao novo padrão NBR14136, com um eletricista de sua confiança.
Os benefícios do novo padrão de tomada são:
- Maior segurança contra risco de choque elétrico no momento da conexão do plugue na tomada;
- Melhoria na conexão entre o plugue e tomada, reduzindo possibilidade de mau contato elétrico;
- Diminuição das perdas de energia.
Lembramos, ainda, que para aproveitar o avanço e a segurança da nova padronização, é necessário o aterramento da tomada, conforme a norma de instalações elétricas NBR5410 da ABNT. Em caso de dúvidas, consulte um profissional da área.
A tomada ou o interruptor utilizado para a conexão do cabo elétrico deve ficar em um local de fácil acesso durante a instalação.
Durante a instalação, verifique o posicionamento do cabo elétrico. Mantenha o cabo elétrico afastado das paredes do forno.
Fonte: Continental - Forno