Obtenha o melhor desempenho do produto instalando corretamente e com segurança o seu cooktop de indução Tramontina.
Conteúdo do post:
- Como fixar o cooktop no tampo
- Instalação elétrica – requisitos
Pesquisa no site
Instalando o Cooktop de Indução Tramontina – 94751-221 – Parte 2
Siga as instruções abaixo para instalação correta e segura do seu cooktop de indução.
Como fixar o cooktop no tampo
- O kit de fixação que acompanha o cooktop é composto de dois parafusos, dois grampos de fixação (figuras 12 e 13) e material para evitar a infiltração de líquidos no tampo (borracha de vedação).
- Para aplicar a borracha de vedação, apoie o cooktop com o seu lado inferior para cima (figura 11), as tiras de borracha de vedação “A” deverão ser colocadas na borda que ficará em contato com o tampo, em toda a sua periferia. Faça com que a aderência entre a borracha de vedação e a borda do cooktop seja boa, pressionando com os dedos. Ao final, deverá haver total continuidade do material de isolamento na borda do cooktop.
- Para fixá-lo no móvel, centralize-o bem com a abertura no tampo. Na parte inferior deverão ser encaixados as duas presilhas de fixação (acompanham o produto), conforme figuras 12 e 13.
- Os grampos de fixação poderão ser colocados de duas formas. Se o tampo do móvel tiver uma espessura mais fina, este deverá ser colocado conforme figura 12. Caso a espessura do tampo do móvel for maior, o grampo deverá ser colocado de acordo com a figura 13. A espessura mínima do tampo deverá ser de 15 mm.
Instalação elétrica – requisitos
ATENÇÃO!
Antes de realizar a conexão elétrica, verifique se as características da instalação elétrica da sua residência estão de acordo com as informações indicadas na etiqueta do produto.
O Cooktop por indução funciona em 220 V (..±. 5%), 50-60 Hz.
- A conexão do cabo de alimentação deve ser feita através do conector que acompanha o produto (figura 9).
- Ligue o produto em circuito próprio e exclusivo.
- Se o sistema elétrico de sua residência for 220 V (fase + neutro), utilize disjuntor termomagnético monopolar de 32 A no fio fase (figura 10).
- Se o sistema elétrico de sua residência for 220 V (duas fases), utilize um disjuntor termomagnético bipolar de 32 A (figura 11).
- A conexão do fio terra é obrigatória. O cabo de alimentação já possui um fio embutido para essa finalidade, devendo ser instalado conforme a norma NBR 5410.
- Nos casos de aterramento não eficiente recomenda-se a utilização do dispositivo “DR” (dispositivo de proteção à corrente diferencial/residual).
- A seção transversal ou área de seção transversal dos fios da rede elétrica, do quadro dos disjuntores até o ponto de conexão do produto, deve estar conforme abaixo:
- Distância entre o disjuntor e aparelho – 25 metros – fio de 4,0 mm²
- Distância entre o disjuntor e aparelho – 40 metros – fio de 6,0 mm²
- Distância entre o disjuntor e aparelho – 70 metros – fio de 10,0 mm²
- Em caso de dúvida, consulte um eletricista/engenheiro eletricista.
- Não utilize extensões nem adaptadores para ligar seu produto.
- A instalação elétrica da residência e o disjuntor deverão ser compatíveis com o uso do produto.
- Se o cordão (cabo) de alimentação está danificado, ele deve ser substituído pelo fabricante, agente autorizado ou pessoa qualificada, a fim de evitar riscos.
- Verifique periodicamente o estado da instalação elétrica do local onde o produto será instalado.
- É necessário permitir a desconexão do aparelho da rede de alimentação após a instalação.
ATENÇÃO!
Não deixe o cabo de alimentação elétrico em contato com superfícies quentes ou cortantes.
Nunca altere ou use o cabo de alimentação de maneira diferente da recomendada, a fim de não provocar choque elétrico ou danos ao produto.
Fonte: Tramontina - Cooktop