Obtenha o melhor rendimento do seu forno elétrico com instalação correta e segura.
Conteúdo do post:
- Instruções gerais para instalação do forno
- Instalação elétrica – requisitos
- Distâncias ao redor do forno elétrico
Pesquisa no site
Instalando o Forno Elétrico Continental – BC44B
Para sua tranquilidade, a Continental possui uma Rede de Serviços Autorizados altamente qualificada para instalar seu Forno.
Entre em contato com um dos Serviços Autorizados Continental que constam na relação encontrada junto a este Manual de Instruções.
Por este serviço será cobrada uma taxa de instalação.
São de responsabilidade do Consumidor a preparação do local e os materiais para instalação (ex.: alvenaria, rede elétrica, tomada, disjuntor, aterramento, etc.).
Não instale este Forno em áreas externas e deixe um espaço de 12 cm nas laterais, em cima e atrás do aparelho para permitir a circulação do ar.
Atenção
Antes de ligar, verifique se a tensão da tomada onde o aparelho será ligado é igual à indicada na etiqueta localizada próxima ao plugue (no cabo de alimentação) ou na etiqueta de identificação do Forno.
Ligue seu Forno a uma tomada exclusiva, não utilize extensões ou conectores tipo T (benjamim).
Esse tipo de ligação pode provocar sobrecarga na rede elétrica, prejudicando o funcionamento e resultando em acidentes.
Os fios da tomada onde será ligado o seu Forno devem ser de cobre e ter seção mínima de 2,5 mm2, conforme NBR5410.
*Os níveis de tensão de alimentação com os quais este aparelho opera são estabelecidos nos “Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST)” da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica.
Caso a tensão de alimentação do aparelho esteja fora dos limites indicados na tabela Variação Admissível de Tensão, solicite à concessionária de energia a adequação dos níveis de tensão e instale um regulador de tensão (estabilizador) com potência igual ou superior a 2000 VA.
Se houver, no local da instalação, variação de tensão fora dos limites especificados (vide tabela citada anteriormente) ou quedas frequentes no fornecimento de energia, o aparelho poderá sofrer alterações no seu funcionamento.
Informamos que o plugue do cabo de alimentação deste eletrodoméstico respeita o novo padrão estabelecido pela norma NBR 14136, da Associação Brasileira de Normas Técnicas — ABNT, e pela Portaria n° 02/2007, do Conmetro.
Assim, caso a tomada da sua residência ainda se encontre no padrão antigo, recomendamos a substituição e adequação da mesma ao novo padrão NBR14136, com um eletricista de sua confiança.
Os benefícios do novo padrão de tomada são:
- Maior segurança contra risco de choque elétrico no momento da conexão do plugue na tomada;
- Melhoria na conexão entre o plugue e tomada, reduzindo possibilidade de mau contato elétrico;
- Diminuição das perdas de energia.
Lembramos, ainda, que para aproveitar o avanço e a segurança da nova padronização, é necessário o aterramento da tomada, conforme a norma de instalações elétricas NBR5410 da ABNT. Em caso de dúvidas, consulte um profissional da área.
Fio Terra (Não use o Forno sem ligar o fio terra)
O pino de aterramento do cabo de alimentação não pode ser cortado.
Espaço ao redor do aparelho
Este forno não pode ser embutido.
Verifique na figura abaixo as distâncias mínimas recomendadas para a ins¬talação do aparelho.
A tampa da resistência inferior deve ser colocada no produto antes do primeiro uso e retirada apenas para limpeza.
Fonte: Continental - Forno