Leia aqui as instruções de Segurança da sua geladeira Electrolux.

É importante para você, à sua família e ao seu fogão.

Instruções de segurança da geladeira Electrolux



Geladeira Electrolux - capa manual

Instruções importantes de segurança da geladeira Electrolux

Neste manual, você encontra todas as informações necessárias para sua segurança e uso adequado do seu refrigerador.

Leia-o por inteiro antes da instalação e uso do eletrodoméstico e guarde esse guia para futuras consultas.

Em caso de qualquer dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (3004 8778 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 728 8778 para demais localidades).

Para crianças

 Mantenha o material da embalagem do refrigerador fora do alcance de crianças.

Não permita que seu eletrodoméstico seja manuseado por crianças, mesmo quando ele estiver desligado.

Caso seu refrigerador contenha algum pacote de sílica gel ou argila Desipak® em seu interior, jogue-o fora e não permita que crianças brinquem com ele.

Este aparelho não se destina à utilização por pessoas (inclusive crianças) com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experiência e conhecimento, a menos que tenham recebido instruções referentes à utilização do aparelho ou estejam sob a supervisão de uma pessoa responsável pela sua segurança.

As crianças devem ser vigiadas para assegurar que elas não estejam brincando com o aparelho.

Para usuários e instaladores

Desligue o refrigerador da tomada sempre que fizer limpeza ou manutenção.

Para desligá-lo, não puxe o cabo elétrico; utilize o plugue.

Não prenda, torça ou amarre o cabo elétrico. Se o cabo de alimentação estiver danificado, este deve ser substituido pelo Serviço Autorizado Electrolux, a fim de evitar riscos.

Não armazene medicamentos, produtos tóxicos ou químicos no interior do refrigerador, pois eles podem contaminar os alimentos.

Não se apóie sobre as portas pois as dobradiças podem se desregular e desalinhar a porta, prejudicando a vedação do refrigerador e comprometendo o seu desempenho.

Atenção

Jamais deixe velas ou incensos acesos sobre o refrigerador, sob risco de provocar incêndios.

Não armazene substâncias explosivas, tais como latas de aerossol com um propelente inflamável neste aparelho.

Produtos em aerosol sob alta pressão, identificados pela palavra inflamável ou com o símbolo de uma pequena chama, não podem ser armazenados em nenhum refrigerador ou freezer, sob o risco de explosão.

Evite tocar nas paredes do compartimento freezer com as mãos úmidas ou molhadas, pois a baixa temperatura pode causar lesões na pele.

Não coloque recipientes com temperaturas acima de 80ºC sobre seu refrigerador para não danificar o topo.

Não use aparelhos elétricos dentro dos compartimentos de armazenamento de alimentos do aparelho, a menos que sejam do tipo recomendado pelo fabricante.

Avisos

Alguns avisos são para apenas com modelos com gás refrigerante R-600 (verifique na etiqueta de identificação do seu aparelho, qual tipo de gás utilizado)

  • Mantenha as aberturas para ventilação do aparelho ou na estrutura de embutimento, sem obstruções. Respeite as distâncias mínimas (ver item instalação), no local onde o eletrodoméstico será instalado.
  • Não utilize dispositivos mecânicos ou outros meios para acelerar o processo de descongelamento, além daqueles recomendados neste manual.
  • Não danifique o sistema de refrigeração (evaporador, compressor e condensador).
  • Não use aparelhos elétricos dentro dos compartimentos de armazenamento de alimentos do aparelho, a menos que sejam do tipo recomendado pelo fabricante.
  • Não armazene material explosivo dentro do eletrodoméstico ou quaisquer outros materiais que contenham propelentes inflamáveis, tais como latas de spray, líquidos explosivos ou líquidos inflamáveis, que possam causar uma explosão. Durante o funcionamento do aparelho, termostatos e/ou interruptores podem produzir faíscas que representam perigo de incêndio.
  •  Não utilize objetos afiados e pontiagudos para retirar o gelo ou para separar alimentos congelados dentro do eletrodoméstico, pois pode causar danos ao evaporador e causar sérios danos ao eletrodoméstico.
  • Não use materiais do tipo “sprays” para efetuar ou acelerar o degelo, pois tais materiais podem conter substâncias nocivas que podem reagir e danificar as peças de plástico.
  • Não use dispositivos de limpeza a vapor para limpar. Vapor sob pressão pode provocar umidade em componentes elétricos, provocando um curto-circuito.
  • O meio ambiente e a segurança pessoal devem ser considerados quando do descarte do eletrodoméstico. Certifique-se o eletrodoméstico seja transportado para um lugar apropriado para o descarte e a reciclagem segura.
  • NÃO DEIXE o eletrodoméstico abandonado em aterros sanitários, ou terrenos baldios, pois a espuma utilizada no isolamento e o gás refrigerante contido neste eletrodoméstico são inflamáveis (para os modelos com gás refrigerante inflamável).
  • Siga as instruções para descarte do aparelho:
    • Desligue o aparelho da rede elétrica.
    • Cortar o cabo de alimentação no ponto em que ele sai do refrigerador e destrua o plugue ou torne-o inutilizável para evitar mal uso e que não representem um perigo.
    • Remova as portas e as prateleiras, para que as crianças ao subirem e entrarem no interior dos gabinetes, não fiquem presas e não tenham risco de sufocamento.
    • Certifique-se que o eletrodoméstico não apresenta qualquer perigo para as crianças enquanto está sendo armazenado temporariamente para a eliminação.
    • Antes e durante o transporte para descarte, garanta que a tubulação do sistema de refrigeração não esteja danificada.
    • Vazamento de gás refrigerante pode causar danos e risco de incêndio;
    • Este eletrodoméstico contém isolamento de espuma de poliuretano formado por bolhas de gases inflamáveis. Evite qualquer ameaça a segurança, seguindo os procedimentos de descarte apropriado indicado acima;
    • Certifique-se que o eletrodoméstico é descartado conforme as orientações e em local apropriado para os aparelhos que contenham refrigerantes de hidrocarboneto (isobutano:fórmula nome usual: R600a).
  • Este aparelho é destinado a uso doméstico e aplicações similares, tais como:
    • cozinha de uso do grupo de funcionários em lojas, escritórios e outros ambientes de trabalho;
    • casas de fazenda e por clientes em hotéis, motéis e outros ambientes tipo residenciais;
    • ambientes de meia-pensão;
    • buffet e aplicações similares não destinados ao varejo.

Notas

Para os modelos com gás refrigerante R600a, as seguintes recomendações devem ser observadas para a sua segurança:

  • Este eletrodoméstico contém uma pequena quantidade de gás refrigerante R 600a, que não é nocivo ao meio ambiente, mas é inflamável. Ele não agride a camada de ozonio, nem aumenta o efeito estufa;
  • Durante o transporte e instalação do aparelho, cuide para não provocar danos as peças (compressor, tubos do evaporador e condensador) do sistema de refrigeração;
  • Vazamentos de gás refrigerante no sistema de refrigeração (compressor, tubos do evaporador e condensador) podem entrar em combustão e podem provocar danos aos olhos;
  • No caso de vazamento de gás refrigerante, evitar a exposição do aparelho e o local onde o mesmo se encontra, a chamas (fogo) e qualquer outro dispositivo que gera faísca.
  • Permita a ventilação natural do ambiente onde está o eletrodoméstico por alguns minutos. Após desligue o aparelho da rede elétrica;
  • Este eletrodoméstico deve ser ligado a uma tomada aterrada;
  • Em caso de dúvidas ligue gratuitamente para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 728 8778);
  • O local para a instalação do seu eletrodoméstico deve possuir pelo menos 1 metro cúbico para cada 8 gramas de gás refrigerante contida no produto.

O valor correspondente a quantidade da carga de gás do seu modelo se encontra na etiqueta de identificação do aparelho.

É perigoso para qualquer indivíduo que não seja uma pessoa do Serviço Autorizado qualificada e com autorização de trabalho para gás refrigerantes de hidrocarboneto, para realizar consertos ou reparos que envolvam remoção de algum componente do sistema de refrigeração (compressor, evaporador, condensador) ou do sistema elétrico e eletrônico (soquete lâmpada, interruptor, termostato, etc…).